sexta-feira, 5 de abril de 2013


ONG OS INTERNAUTAS: PROPOSTA DE INCLUSÃO DIGITAL COM ENERGIAS LIMPAS E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Com uma proposta diferenciada de elaborar e propor projetos socioambientais com eixos nas áreas de educação, comunicação, cultura e inclusão digital, sempre utilizando energias limas, a ONG  OSINTERNAUTAS.ORG, caracterizada institucionalmente como uma "Organização Socioambiental, Cultural, de Educação, Comunicação e de Inclusão Digital para Ecopolíticas", situada no Balneário Água Limpa, em Itabirito/MG, surge com propostas, no mínimo, interessantes. Projetos ousados e inovadores, tais como o que pretende levar aos índios da tribo Apiakás, em Alta Floresta/MT, a instalação de coletores solares, em substituição ao gerador elétrico movido à gasolina, a eles entregue pela FUNAI (Fundação Nacional dos Índios), instruindo-os quanto à manutenção das placas, além de orientá-los quanto ao descarte correto de resíduos eletrônicos (tais como pilhas e bateriais, utilizados em certos equipamentos eletrônicos pela tribo), integram o rol de propostas apresentados pela ONG em busca de financiamentos.




Com base em uma postura ambientalmente correta, OS INTERNAUTAS tiveram o lançamento de sua ONG durante o evento denominado Cúpula dos Povos, ou RIO + 20, em 2012, no Rio de Janeiro/RJ. Durante o evento, OS INTERNAUTAS se destacaram por constituir o ÚNICO dos participantes do evento a utilizar APENAS ENERGIAS LIMPAS em sua tenda. Jornalistas internacionais, bem como estudantes, o representante da tribo Apiakás Darlisson Apiaká, e até mesmo membros da ONG SEA SHEPHERD estiveram na tenda dos INTERNAUTAS, seja para carregarem seus equipamentos através da energia fotovoltaica ou da turbina eólica da ONG ou, como o caso de Darlisson Apiaká, para reivindicar apoio junto a ONG no desenvolvimento do projeto de instalação de placas fotovoltaicas em sua tribo.


André Picardi e Darlisson Apiaká durante a Cúpula do Povos, Rio +20


Contando com uma equipe ampla, que integra diretorias responsáveis pelos diversas áreas de atuação da ONG, OS INTERNAUTAS surgem para somar esforços na construção de um mundo melhor, com energias limpas e socioambientalmente correto. Agora é aguardar pelos próximos passos e lutas dos INTERNAUTAS, logrando conquistas compartilhadas por todos os seres que, juntos, constituem nosso querido Planeta Terra.


Paulo H. M. Lütkenhaus, em 05/04/2013.

Nenhum comentário: